domingo, 6 de fevereiro de 2011

Música do Domingo: Especial Jeff Beck

Quando se fala em Jeff Beck, é comum se ouvir desde "é o guitarrista mais criativo que existe" até "seu ego é maior que sua habilidade". Amado por uns, odiado por outros, Jeff marcou seu nome na história da guitarra empunhando suas Stratos e tocando desde "fusion" até Rock ‘n’ Roll, passando por blues, funk e os mais diversos estilos de música.


Nascido em 1944, na Inglaterra, com cerca de 12 anos, Jeff, já apaixonado por música (gosto vindo de seu pai), constrói sua primeira guitarra e, usando um rádio como amplificador, começa sua saga.


Com 15 anos, toca em sua primeira banda, que levou o nome de Deltones. Logo depois viria a entrar no Tridents, banda de R&B, mas só começou a ser conhecido quando substituiu Eric Clapton no The Yardbirds, banda bastante conhecida por ter revelado três excelentes guitarristas (Clapton, Beck e Jimmy Page). Infelizmente, Jeff permaneceu pouco tempo na banda, gravando apenas três álbuns em dois anos. São eles: "For Your Love", de 1965; "Having A Rave Up" e "Over Under Sideways Down" de 1966.


Buscando vôos mais altos, Jeff trabalha com Jimmy Page e Keith Moon. A música "Beck's Bolero" foi gravada com Moon na bateria (que na época havia brigado com o The Who), Page na guitarra de 12 cordas (é o autor da canção), John Paul Jones no baixo (músico de estúdio assim como Page antes do Led Zeppelin) e o próprio Beck na guitarra solo. Essa poderia ter sido a formação do primeiro disco de Beck, porém Keith Moon se acertou com o The Who e Page e Jones formaram o Led. Isso fez com que Beck procurasse outros músicos. Não desmerecendo Page, do contato com Beck surgiram muitas idéias que influenciaram o primeiro álbum do Led Zeppelin.


Em 1967, Jeff forma o Jeff Beck Group, juntamente com Rod Stewart (vocal) e Ron Wood (baixo, atual Rolling Stones). O Jeff Beck Group gravou quatro álbuns: "Truth" (1968), "Beckola" (1969), "Rough and Ready" (1971) e "Jeff Beck Group" (1972). A música mais conhecida do grupo é "People Get Ready", uma balada que até hoje pode ser ouvida nas rádios, e até era um clássico do extinto Clássicos MTV.

Leia mais...

















Nenhum comentário: